domingo, 27 de fevereiro de 2011

Poder para Testemunhar

Poder para Testemunhar
At 1.6-11
Podemos querer fazer muitas coisas, mas para realizar algo é necessário conhecimento para tal empreendimento. Por exemplo, para se fazer uma cirurgia precisa ser médico, e para isso estudar muito; para se fazer um carro tem que ter conhecimento em várias áreas: siderúrgica, elétrica, mecânica, pintura, aerodinâmica, e se faltou algo deixa para o especialista da área.
O cristão também necessita de conhecimento, é por isso que na igreja temos estudos bíblicos em diferentes áreas para a vida cristã ser madura e frutífica diante de Deus. Jesus mesmo disse que seus ensinos eram para serem lembrados e vividos, que aqueles que o amam devem guardar seus mandamentos, sem Ele nada podemos fazer e ainda acrescentou que o Espírito Santo nos faria lembrar de tudo que Ele falou.
O livro de atos dos apóstolos poderia ser chamado de “o livro da ação divina através da igreja”. Escrito pelo Dr. Lucas, tinha a intenção primária de ensinar a Teófilo, seu filho na fé, que era uma autoridade, pois Lucas no evangelho ser referia a ele como “excelentíssimo”. No evangelho ele se preocupou em falar sobre Cristo, e agora neste livro sobre a ação do Espírito Santo. Nosso texto é aplicação da obra retentiva e missionária de Jesus nos cristãos. Começa com a explicação do motivo do livro e do comprimento de Jl 2.28,29(derramamento do Espírito Santo sobre o povo de Deus). E o contexto posterior é a espera em oração com o mesmo propósito.
Nosso texto é um resumo de todo o livro de Atos. Aqui Cristo fala com os discípulos que a conclusão do reino de Deus é algo exclusivo do Pai. Que há uma necessidade para o viver cristão e que temos que seguir em frente aguardando sua volta. Podemos reconhecer  três princípios cruciais para sermos testemunhas de Cristo:
1-     Receber a marca da Promessa (v.8) – Algo muito importante foi que João Batista anunciou sobre a vinda de Cristo, ele batizava com água, mas Jesus batizaria com Espírito Santo. Enquanto os discípulos estavam com Jesus ainda não tinham recebido o selo da presença definitiva de Cristo dentro deles através do Espírito. Eles precisavam e receberam depois a “Marca da Promessa”(At 2). Você tem esta marca? Se você já se entregou a Cristo você já tem, você foi batizado com o Espírito Santo. Se ainda não recebeu a Jesus como seu Senhor¸ Ele está convidando você agora!
2-     Receber o poder para Testemunhar – Por termos a Marca da Promessa, o Espírito Santo, Deus gera em nós um grande poder. Este poder é comparado ao poder criador de Deus. Paulo nos diz em 2Co 5.17 que somos novas criaturas. Mas o poder que recebemos tem um objetivo:  é para testemunhar. A palavra “testemunha” no grego é “Martiria”, é ser mártir. É estar pronto para dar a vida por Cristo. Há um poder magnífico que agiu para sermos salvos e agora nos impulsiona a sermos mártires da fé. Deixa-me dizer: Aquele que confessar a Jesus diante dos homens será confessado por Cristo diante Deus Pai (Mt 10.32); Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação, para que não nos envergonhemos do testemunho que temos que dar diante dos homens (2Tm 1.7,8). Se você recebeu a Cristo, você tem o Espírito, você tem o poder para testemunhar.
3-         Esperar e viver a expectativa da volta de Cristo – Os apóstolos pararam e contemplaram Cristo envolto da Shequiná, da glória subir ao céu. Mas foram advertidos a não ficarem apenas olhando, mas realmente vivendo com toda esperança e empenho porque da mesma forma que Ele subiu (com glória) Ele também voltará gloriosamente. Em Ap 1.7, Cristo nos diz que “vem sem demora” e que “todo olho o verá”. Em Lc 21.27 diz que todo o mundo o verá e Ele virá com poder e grande gloria. Sua volta é para gerar em nós grande alegria e um desejo maior para viver por Ele, com dedicação, compromisso, uma vontade de se doar totalmente para sua obra. Ele nos concedeu a Marca, o Poder e ainda garante que virá e bem breve virá.                     
O que você fará então?

Nenhum comentário:

Postar um comentário