domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Semente vira Árvore, Que Árvore você é?

A Semente vira Árvore, Que Árvore você é? - Lc 6.43-45
Se plantarmos uma semente, esperamos que ela... vire a planta que representa, não é? Na casa de meu pai em Itabira havia no quintal: ameixa, abacate e manga delícia (maranhão). Vivia em cima das árvores, principalmente a de ameixa, era a fruta que eu mais gostava. O problema era descer da árvore eu sempre tive problemas com altura.
Nunca esperei colher do pé de ameixa, manga e nem abate. Até que chuchu eu colhia lá, mas era o ramo de chuchu que subia e não uma árvore que dava outro tipo de fruto.
No texto de hoje, lemos que Jesus fala de dois tipos de árvores frutíferas. E é exposto um problema: Árvore boa não dá mau fruto e árvore má não dá bom fruto. É lógico! Porém Cristo está relacionando a quem somos; se de fato nós somos árvores vinda da Semente Potente do Evangelho. Vejamos o contexto:
Lucas ao escrever seu evangelho foi para instruir um amigo íntimo sobre a Vida de Cristo e importante: Teófilo (Lc 1.3). Então já vimos que o evangelho expõe a história do nosso Senhor e Salvador e isto ao brotar em alguém vai crescer e produzir frutos. Mas se é a boa Semente, claro que serão bons os frutos! Igualmente, Lucas nos ensina que os que são chamados por Cristo devem obedecê-lo e praticar tudo o que ele ensina na sua palavra; aí seremos fortalecidos nesta vida e a do porvir.
Este pano de fundo nos faz agora reportar sobre as árvores que Jesus falou: Que árvore você é?
A árvore boa reconhece a autoridade de Cristo sobre sua vida
Amado(a), a divina semente foi lançada pelo Semeador e passada a seus semeadores. Hoje você pode ser um semeador, que é também semente e que germinado se transforma em uma árvore que dá frutos bons. Mas isso se processa quando realmente você entende a autoridade de Cristo sobre sua vida. É dizer definitivamente não para a vida que você está levando e entender que Ele tem domínio sobre todas as áreas de sua vida. Meu amado(a), quando entendemos a autoridade de Cristo meu orgulho cai e a Pessoa Dele é que aparece, e isso é produzir bons frutos.
A árvore boa sabe dos seus deveres que o torna bem-aventurado.
Ser bem-aventurado é mais do que ser feliz. Mas você já observou as bem-aventuranças? Elas falam de ser pobre de espírito, ter fome, ter sede, de quem chora por causa de seu estado de pecado, de ser perseguido por causa de Cristo. Ainda há um pacote de coisa junta destas bem-aventuranças: Amar quem nos ama é fácil, mas quem nos persegue aí que é realmente ver o que é amor; emprestar a juros é o que todo mundo quer, mas emprestar doando quero ver quem vai fazer. Ser bom com quem é bom é fácil e com quem é mau e ingrato; você pode ser bom com eles? Você pode pensar assim: isto é impossível, mas Cristo fez com você! E Ele deixou os passos a serem seguido e isto é seu e meu dever.
A Árvore boa vive na seiva da Palavra de Deus.
Não adianta dizer: ó Jesus; Amado Senhor; eu o Adoro; eu o venero. Não! Só é discípulo de Cristo, só é cristão de fato quem vive a sua palavra. Ver que os mandamentos são bons até os ímpios falam. Como foi escrito livros sobre liderança de Cristo, psicologia de Cristo, bondade de Cristo. Crer em Deus, diz a Bíblia, até os demônios creem e estremecem. Mas a Árvore, você, só produzirá bons frutos se viver o que Ele manda você viver. Você ama e perdoa quem o persegue? Você faz as coisas para que Cristo apareça em sua vida?
Hoje vemos muitos dizerem: “Ei-lo  ali”; “Ei-lo aqui”. Eu tenho pra dá. Mas são saquitéis furados como disse o profeta Ageu. Não há nada neles a não ser um vazio maior que um buraco negro no espaço.
Mas Deus hoje quer fazer de você uma Árvore boa, que veio de uma boa Semente, plantado nesta terra por um Bom Semeador, e que foi enxertado na Videira Verdadeira e nela, ou melhor, Nele você poderá produzir frutos que Glorificam ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário