domingo, 27 de fevereiro de 2011

Reconhecendo o Mestre

Reconhecendo o Mestre
Jo 21.1-14
Você conhece alguém pelo seu andar? Ou sua silueta? Nós temos a facilidade de guardar gesto, fisionomia, fala, e outras características das pessoas. Mas muitas vezes bloqueamos em nossa mente certas atitudes de alguém por não prestarmos atenção, ou por passar por momentos de dor tão grande e não percebemos como é importante lembrar de fatos, momentos e outros acontecimentos em nossa vida.
Quantas vezes esquecemos-nos de quem é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. De momentos que um dia tivemos com Ele numa experiência única e pessoal.
Assim também aconteceu com os discípulos de Cristo. Nosso texto traz uma grande preocupação pois era já a terceira vez que Jesus estivera com os seus discípulos após a crucificação e ressurreição. Se entendemos que o evangelho de João tem o principal ênfase em revelar quem é Cristo, o Verbo de Deus, mais ainda nos perguntamos por quê os discípulos não o reconhecia?
Vejamos: Jesus aparece a Maria Madalena e a consola, pois Ele estava vivo. Ele aparece aos discípulos que estavam reunidos a portas trancadas por medo dos judeus. Aparece a Tomé para lhe revelar sua incredulidade e levá-lo a crer e se arrepender.
E tudo isto foi escrito por João para que nós saibamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna.
Então, ser cristão é comprovado quando o reconhecemos, e isto se dá ao:
1-    Não voltar a traz - Pedro chamou os discípulos para fazerem o que antes de conhecer a Cristo faziam. Quantos são aqueles que começam a andar com Cristo e por motivos de maior ou menor proporção procuram volta a pescaria. “Tá estressado vai pescar”. Amado isto é covardia, é trocar o fino manjar do céu pelo prato de lentilhas. Vejam o prato de lentilhas dos discípulos era a pescaria, a distração não deixaram perceber a voz do Mestre. Hoje Ele está lhe dizendo tem alguma coisa que pode lhe sustentar (v.5)?
2-    Reconhecer sua voz em meio as distrações – João ao perceber a forma com Cristo havia dito reconheceu que era o Senhor. João e os outros restavam distraídos com os afazeres deste mundo. Mas João percebeu algo diferente do falar daquele homem na praia. Hoje temos muitas distrações perigosas que nos roubam do Senhor. São armadilhas sutis e as vezes disfarçadas de reais necessidades para nos levar maré a dentro do nosso egoísmo e então nomeamos a nossa queda como tentação do diabo. Ao reconhecer a voz do mestre de haver em nós uma grande explosão de alegria: “É o Senhor! É o Senhor!” Você pode explodir hoje ao ouvir a voz do Mestre?
3-    Mudar nosso coração e correr ao encontro – Quando Pedro viu quem era que estava na praia, e vendo a euforia no coração de João, cingiu sua roupa, pois estava desprovido, e pulou no mar e foi ao encontro do Mestre que estava a 100 metros aproximadamente de distância. Não sei o que lhe tem causado distância do Mestre, mas não importa vem correndo ao seu encontro. Nade, lute, contra você mesmo e as suas circunstâncias, pois Ele está lhe esperando em local seguro.
Amados, se observamos o nosso texto vamos ver que eles encontraram com Jesus na praia, e para o espanto deles, Jesus já tinha peixes e pães na praia para lhes garantir sustento, alegria para suas almas. Além disto o Senhor no mandar de sua voz os fez vencedores de uma madrugada frustrada de trabalhos penosos, suas redes estava cheias como na primeira vez que o Senhor encontrara com eles os chamando para o seguirem (Lc 5.5). Cristo hoje pode lhe proporcionar maiores mudanças que seu começo de andar com Ele, você tem que reconhecê-lo, se você ainda não tomou a decisão de segui-lo hoje é o convite para experimentar uma vida nova, repleta de alegria verdadeira, e paz triunfante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário