domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Raiz da Fé

A Raiz da Fé – Rm 11.15-24
Quando olhamos uma árvore grande, às vezes não imaginamos como é a sua raiz. Para que ela seja forte para que não caia é necessário que a raiz seja forte tanto quanto é tronco e copa das árvores. Já ouviram falar das Sequoias? Elas chegam a 115m de altura e sua raiz é muito forte e é capaz de suportar grandes vendavais.
É pela raiz que as árvores se firmam e se alimentam, buscando do solo os sais minerais, água e outras fontes de energia. Se algo estiver ruim no solo elas não irão longe.
Mas hoje temos um texto que nos diz sobre a oliveira natural e oliveira brava que foi enxertada na natural. O que é isso? O que Paulo queria dizer?
A carta aos irmãos de Roma é um documento completo sobre toda a Bíblia, sobre Deus, o homem, o pecado, a Graça e a vida em comunhão. Se hoje se falasse que perdemos toda a Bíblia e só teríamos a Carta aos Romanos, poderíamos afirma que é o resumo de toda Bíblia e todo objetivo que Deus quer passar para o cristão.
O contexto do nosso texto é cercado de vários assuntos importantíssimos. Vejamos que os capítulos 9 a 11 são um tipo de interlúdio, divisão entre um assunto para outro assunto. Por exemplo: do capitulo 1 ao 8: Vemos a depravação total do homem, a grandiosidade de Deus, a Graça e a justificação do cristão que antes eram inimigos de Deus e agora pela morte e ressurreição de Cristo se tornam filhos, e não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Do capitulo 12 ao 16, Paulo descreve a vida de culto a Deus que é algo inteligível, é com toda minha mente, emoção e vontade, submissa a Deus para experimentar qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossa vida. E que esta vontade é a vida cristã, o respeito mútuo, o cuidar dos mais fracos e daqueles que não compreendem a nova vida que agora tem em Cristo.
Nosso texto por estar no meio das doutrinas e práticas cristãs toca num assunto sobre o veio da Fé, ou a Raiz da Fé. Em Ef 2.10 temos a instrução que Deus antes que se houvesse mundo, nos fez obra em Cristo para andar em boas obras preparadas antes da fundação do mundo. Sua estrutura está dentro de uma discussão sobre vasos de honra e de desonra. Deus é o Oleiro e Ele faz o que bem quiser com seus vasos. Quer judeus ou gentios, tanto das descendências Abraônica como todos os outros povos, inclusive você e eu.
 Quando nos deparamos com a árvore aqui falada é a fé que Deus dou em Cristo Jesus, quer como Messias esperado anunciado em Gn 3.15, como hoje, olhando para o marco da história humana com a Vinda do Filho do Homem, o Verbo encarnado, aquele que nos substituiu na Cruz para nossa redenção. Por isso vemos que o ramo natural é a descendência direta de Abraão, mas nós somos o ramo enxertado, e a comparação é ramo de videira brava, um tipo que foi trazido de longe. Diz as Escrituras os que estavam longe foram aproximados, enxertados.  Muitos dos ramos naturais foram desprezados por não fazerem parte. E hoje você está sabendo que se, realmente, você se entregou em Cristo, recebeu a fé dada por Deus e o Reconhece como seu Único Salvador e Senhor, você é um privilegiado.
E por isso deve entender que:
Ser de Cristo é receber da seiva que vem da raiz da fé. E esta seiva é transformadora.
Ser de Cristo é receber está seiva arrependendo de seus pecados e jamais esquecendo que muitos não a tem a fé que é dada por Deus.
Ser de Cristo é receber está seiva mantendo se firme, não porque é um escolhido, mas porque a Raiz é forte. Deus Forte é o nosso Deus, Quem plantou foi Ele, quem firmou foi Ele, quem enxertou foi Ele. 
Está na hora de você tomar uma decisão. A Palavra de Deus nos diz:
V. 22: “Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário