domingo, 27 de fevereiro de 2011

A semente que Cristo plantou em mim, nasceu? - Mc 4.1-9

Semear era algo muito comum ao povo a quem Jesus direcionou esta parábola. É certo que quem planta espera que a semente se transforme em árvore, ou outro tipo de planta e colha frutos, ou veja os resultados que se espera. Por isso a ênfase desta passagem não é a plantação e sim a COLHEITA.
Quando vemos que Jesus está relacionando o reino com a plantação, esta comparação nos faz entender o que Jesus queria fazer quanto à sua igreja e por meio dela.
Hoje um dos assuntos mais criticado é sobre a “igreja”, o “para quê” ela serve? Mas ela não é um edifício e sim o corpo de Cristo, afim de que o mundo seja, por Ele, impactado e transformado. Então vem a pergunta que fazemos: - Nasceu?
O próprio Cristo ensina que os mistérios passados à igreja não podem ficar ocultos (veja os versos 22 e 23). A semente que nos foi dada é a Palavra dEle, e que pode mudar vidas. E o que fazermos com ela?
Você que tem ouvido a Palavra de Deus, se ela tem sido alimento para você, o que você tem feito a respeito dela? Igreja,´há atitudes importantes a tomar:
1- Não ser o impedimento para que ela germine. Na explicação, Cristo disse que Satanás a rouba, mas o cristão que não a pratica também esta roubando a produção, pois mesmo que o inimigo se levante, temos que viver, falar e agir em sintonia com a Palavra.
2- Viver a Palavra considerando o tempo para germinar. Muitos esperam que tudo aconteça no já, mas há tempo de Deus para cada coisa acontecer. Somos desesperados para que a vida mude, porém temos que esperar a ação de Deus.
3- Se contentar e verificar onde o coração tem se firmado. Há pessoas que esperam ganhar na terra, pois não sabem como são as riquezas da vida celestial. Por isso se voltam para as TER e não para o SER (onde está o teu coração?).
4- Produzir frutos que sejam compatíveis com a semente. O número dos que serão salvos é incalculável. Mas, salvos serão aqueles que responderem ao chamado da semeadura e que têm produzido frutos que correspondem fielmente à Palavra de Deus.
A forma com a qual vivemos a fé pode fazer com que alguns não entendam a mensagem de Salvação. Jesus ensinou aos discípulos a semearem com a vida e não com as palavras. Talvez por isso muitos hoje questionam o que é ser Igreja. Vivemos dias em que pessoas são enganadas por falsas religiões e isto é uma ação diabólica. A semente foi arrebatada do seu coração? Ou ainda, podemos questionar: Estou semeando direito a semente da Salvação?
Quando eu semeio a Verdade demonstro o valor do Céu aos outros? Eles Vêem a glória da Salvação em mim e a desejam? Vivo a Verdade?
Desejo e conclamo a você que possamos renovar nossos votos de ser terra fértil, onde foi lançada a semente. A sermos Igreja nos moldes de At 2.44-47. Onde Deus haverá de alcançar a muitos pelos frutos que dermos diante Dele, na Força do seu Poder, e para a Glória Dele, em cada dia e em cada lugar que passarmos.
A proclamação do evangelho nunca deixará de frutificar, “trinta, sessenta ou mesmo cem vezes o que foi semeado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário